Genealogia

O seu nome e a Heráldica

 

A Genealogia é a ciência pela qual se busca a origem, as raízes de nossos antepassados distantes que, no conjunto, vieram formar o que somos. Na genealogia, além de reverenciar os que nos antecederam, identificamos a nossa etnia. Na Europa da idade média, no calor das batalhas, viver ou morrer dependia de saber distinguir o amigo do inimigo. Essa era uma tarefa difícil, com os cavaleiros cobertos por armaduras.
Assim, cada combatente costumava decorar seu escudo e sua túnica com um distintivo único, que o diferenciava dos demais. Surge então a heráldica, nome proveniente do inglês "heralds", que eram os homens encarregados pelos reis para desenhar os brasões.
Arte que nasceu para atender a nobres e cavaleiros, expandiu-se com o surgimento dos reinos e cidades, onde cidadãos importantes recebiam a sua cota de armas.
Praticamente todas as famílias de origem européia tem o seu brasão registrado nos antigos livros de armas.

A concessão das armas

Brasão e armas são termos heráldicos de igual valor e significam o conjunto de insígnias hereditárias, compostas de figuras e atributos determinados, concedidos por príncipes e reis em recompensa por serviços relevantes. Podem ainda indicar marca ou distintivo de linhagem premiada.
A idéia de usar símbolos é muito primitiva e na sua origem foi hieróglifo. Os primeiros que se tem conhecimento eram religiosos e indicativos de profissão, geralmente gravados no túmulo.
A origem do uso de símbolos heráldicos remonta à Idade Média, quando das Cruzadas. Para distinguirem- se dos outros exércitos e até mesmo para facilitar a contagem dos mortos em batalha, os escudos eram pintados de certa cor ou com determinado símbolo. Ao retornarem dos confrontos ou de outro país, muitas vezes estes escudos eram enriquecidos com novos símbolos e cores.
Os símbolos como sinais de honra e nobreza, quer passavam de pais para filhos, começaram a ser empregados nas armarias no final do século X, tendo sido regularizado o seu uso e aperfeiçoadas suas regras nos três séculos seguintes. Mas as regras precisas da confecção dos brasões e os termos próprios da heráldica somente foram estabelecidas ao final do século XV. Seu apogeu na Idade Média deve-se ao apogeu da cavalaria, do romantismo na arte e da exaltação da família e da nobreza.
Posteriormente os símbolos e cores foram usados em torneios da cavalaria, evoluindo para o conjunto de símbolos e cores concedidos por autoridades reais como recompensa por serviços prestados ou por feitos heróicos. Os símbolos podiam ser transmitidos aos filhos e herdeiros, estabelecendo-se assim as linhagens. Com isto, nesta etapa da história da heráldica formou-se um corpo de nobreza com escudo de armas ou brasões, que raras vezes representavam feitos de guerras ou conquistas, mas sim o procedimento de antepassados mais ou menos diretos e algumas vezes indiretíssimos.
Quase ao mesmo tempo foram criadas as armas de ordens militares, religiosas, da classe política e judicial. Ao final das concessões, os brasões eram quase que exclusivamente outorgados a ocupantes de cargos políticos, pertencentes ao pequeno círculo da corte.
No Brasil a heráldica nasceu durante o Império Brasileiro e o uso dos títulos extinguia-se com a morte do titular. Os brasões eram concedidos a grandes fazendeiros, políticos e outros que, de uma forma ou de outra, prestavam apoio ou préstimos à Coroa.

Este trabalho de pesquisa é oferecido pela S.B.E.I. Trazendo ao portador do brasão um sentimento de identidade e contexto na história.

TOPO DA PÁGINA>>>

Eventos

Parceria

mais

mais

mais

Pacto Global - ONU

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU - Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

mais www.unglobalcompact.org

Sustentabilidade

RIO + 20

O objetivo da a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

mais www.rio20.gov.br

Genealogia

Brazão de Armas e Histórico de Família

A Genealogia é a ciência pela qual se busca a origem, as raízes de nossos antepassados distantes que, no conjunto, vieram formar o que somos. Na genealogia, além de reverenciar os que nos antecederam, identificamos a nossa etnia.

mais

Responsabilidade Social

Revista de Conscientização do Qualitynho

O Programa de Responsabilidade Social visa alertar as crianças sobre os perigos e malefícios das drogas, priorizando a qualidade de vida através da Revista que estimula a conscientização pelas questões sociais e o interesse por práticas de cidadania.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA !

mais

Imprensa

Prêmio Quality

International Quality Company

Publicações sobre o Prêmio Quality - International Quality Company.

mais

Prêmio Quality

Excelência em Qualidade

O PRÊMIO QUALITY Instituído pela International Quality Company TEM COMO OBJETIVO RECONHECER ORGANIZAÇÕES E PROFISSIONAIS QUE SE DESTACAM EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E CONTRIBUEM EFETIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO PAÍS.

mais www.premioquality.com

Quality Club

Clube de Benefícios

Clube de Benefícios com a missão de estimular e integrar os negócios de empresas associadas através de um sistema de informações interligadas que congrega ofertas e demandas para promover vantagens e aproximar as oportunidades.

mais www.qualityclub.com.br